sábado, 23 de agosto de 2008

3o ano - aula 11 - O QUE SÃO OS ANIMAIS?

Os animais são organismos pluricelulares e heterótrofos, cujo zigoto, por mitoses, dá origem a uma massa celular, a blástula, a partir da qual se forma uma larva ou um embrião.

O heterotrofismo implica a busca de alimento no ambiente, o que, em geral, só é possível com a locomoção do animal. Muitas espécies aquáticas, no entanto, são fixas, conseguindo o alimento por mecanismos de filtração, por exemplo esponjas, ostras, microcrustáceos, lírios-do-mar etc.

A locomoção, uma característica marcante dos animais, é feita de várias formas, dependendo basicamente de uma ação muscular e da mobilidade de peças esqueléticas associadas aos músculos, especialmente nos artrópodes (insetos, crustáceos) e nos vertebrados.

Uma vez captado o alimento, ele deve ser ingerido por uma abertura bucal, digerido e seus produtos finais, absorvidos, fornecendo os nutrientes às células. Desse processo, os restos não-digeridos são expelidos pelos ânus; nas espécies de sistema digestório incompleto, sem ânus, eles são expelidos pela boca, caso dos cnidários (medusas, corais, anêmonas) e dos vermes platelmintos (planárias).

Das substâncias absorvidas, parte é usada na construção da matéria viva do organismo do animal e parte é desdobrada para fornecer a energia indispensável aos seus processos vitais. Assim, todas as células devem receber as substâncias energéticas a partir do sistema digestório, o que pode acontecer por uma simples difusão nos animais mais simples.

O desenvolvimento de um sistema de transporte especializado, o sistema circulatório, está relacionado ao aumento de volume corporal dos animais, pois por simples difusão as substâncias ou não antigiriam células mais internas, de massa corporal, ou se as atingissem, seria um processo muito lento e, portanto, ineficiente. Esse sistema geralmente também é o responsável pelo transporte dos gases respiratórios. Assim, o sangue atinge a intimidade dos tecidos, garantindo a troca dos gases com o meio exterior, através de um sitema respiratório. Em poucos grupos, como veremos nos insetos, o sangue não transporta os gases respiratórios. Entende-se, então, que ele deve manter taxas mais ou menos constantes das substâncias requeridas no metabolismo, suprindo as células de acordo com as sua necessidades a cada momento.

De que forma os produtos tóxicos nitrogenados (amônia, uréia e ácido úrico), resultantes do metabolismo celular, podem ser eliminados do organismo? Também através do sangue, filtrado ao circular por órgãos excretores que desembocam no meio exterior.

Os animais com nível de organização complexo apresentam os sistemas digestório, circulatório, respiratório e excretor. Mas esse conjunto de sistemas não se manteria em equilíbrio se não houvesse uma coordenação das suas múltiplas funções. isso foi resolvido com o desenvolvimento dos sistemas nervoso e endócrino. Este último exerce um controle de natureza química, por meio de ação de hormônios, enquanto o sistema nervoso age por meio de sinais elétricos, que são muito rápidos. Neste sistema estão incluídas estruturas sensoriais simples e complexos órgãos dos sentidos, que permitem aos animais uma percepção abrangente do meio que os cerca, possibilitando-lhes reagir prontamente e de forma adaptativa às modificações do ambiente.

Finalmente, não podemos esquecer que nos animais a reprodução sexuada sempre implica a produção de gametas (óvulos e espermatozóides), produzidos em órgãos especiais, as gônadas (testículos e ovários), que constituem o sistema reprodutor.


Fonte: Biologia, César e Sezar, 8a edição, 2005. Editora Saraiva, págs. 73-74.

Nenhum comentário: